Purple Haze: a juventude dos anos 70 em fotos muito reais A Gambiarra


p, td { line-height: 1.3; }
p { padding-bottom: 1em; }
a { color: #3697b3; font-weight: bold; text-decoration: none; }
a:hover { color: #000; text-decoration: underline; }
a:active { color: #000; text-decoration: underline; }

Purple Haze: a juventude dos anos 70 em fotos completamente reais

junho 2nd, 2015 Anna Huguenin

joseph-szabo-juventude-anos-70-agambiarra-10

Os anos 70 são comumente ligados à famosa frase ‘Sexo, drogas e rock ‘n’ roll’. Janis Joplin, Jim Morrison e Jimmy Hendrix tornaram-se mitos, os Beatles se separaram e as feministas soltaram a voz na Quinta Avenida, em Nova York. Muitos acontecimentos que envolveram os jovens fizeram parte desses anos e mudaram o comportamento deles de uma forma radical. Mas como seria realmente estar ali para ver de perto essa transformação nas atitudes destes efebos?

Joseph Szabo, autor, professor e fotógrafo que ensinou a arte de fotografar na Malverne High School, em Long Island, por 27 anos, foi considerado pela New York Times, no final dos anos 70, como “o segredo mais bem guardado da fotografia americana“. Tal título se deve ao fato de que ele conseguiu captar a essência da juventude de seus alunos de Malverne somente com um clique e de forma espontânea.

Szabo e os anos 70: como começou?

joseph-szabo-juventude-anos-70-agambiarra-07

O início de tudo se deu dentro de sua classe quando ele começou a tirar fotos dos alunos de forma descontraída para exercitar um curso do qual havia participado, chamado “Como fotografar pessoas e estranhos“, ministrado por Ken Heyman.

Depois de um tempo, Joseph ganhou a confiança dos seus estudantes e as fotos ganharam outros cenários além das salas de aula: festas e reuniões de alunos eram marcadas também pela presença de seu professor fotógrafo.

Qual foi o resultado?

joseph-szabo-juventude-anos-70-agambiarra-14

“Os anos de desejo inquieto e o desabrochar da sexualidade, o mundo da escola, estacionamentos e esquinas e a cultura exclusivamente americana em que todos nós crescemos.”

Essa foi a definição que Szabo deu para seu primeiro livro chamado Almost Grown, lançado em 1978. Este livro foi considerado um dos melhores do ano na época pela Associação Americana de Bibliotecas, como também, entre os anos 80 e 90, levou o editor da revista Vogue a dizer que “Todos os jovens fotógrafos fashionistas têm as fotos de Joseph como uma bíblia”.

Quando o livro saiu, grande polêmica foi levantada e a atenção de muitos se voltou para ele. Em 2003 Teenage, mais um livro de fotos, ganhou destaque por ser sua obra mais completa que envolve adolescentes. Suas obras mais recentes – Rolling Stones Fans e Jones Beach – se encontram no seu portfólio e seguem o mesmo nível de qualidade de todas as suas fotos.

joseph-szabo-juventude-anos-70-agambiarra-16
joseph-szabo-juventude-anos-70-agambiarra-15
joseph-szabo-juventude-anos-70-agambiarra-13
joseph-szabo-juventude-anos-70-agambiarra-12
joseph-szabo-juventude-anos-70-agambiarra-11
joseph-szabo-juventude-anos-70-agambiarra-09
joseph-szabo-juventude-anos-70-agambiarra-08
joseph-szabo-juventude-anos-70-agambiarra-04
joseph-szabo-juventude-anos-70-agambiarra-03
joseph-szabo-juventude-anos-70-agambiarra-01
joseph-szabo-juventude-anos-70-agambiarra-02

O Evernote ajuda-o a lembrar-se de tudo e a organizar-se sem esforço.Faça o Download do Evernote.


Leave a comment